Participação na pesquisa

Convidamos a todos os interessados sobre o tema a participarem no blog enviando comentários sobre suas observações diárias ou eventuais, suas experiências com as árvores da cidade, deixando seu depoimento sobre preferências de espécies, fatos e momentos da vida ligados a esses elementos urbanos.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Árvore Cotonete

Esta arvoreta costuma chamar atenção pela forma particular de suas flores, que, quando em botão, lembram... cotonetes, como seu nome popular bem aponta. A espécie é do gênero Clerodendron (Clerodendron quadriloculare), o mesmo de algumas trepadeiras frequentemente utilizadas em paisagismo como a lágrima-de-cristo e o clerodendro vermelho.  Já a cotonete, não é muito comum de ser vista pela cidade.



Originária das Filipinas, tem porte pequeno, podendo chegar a aproximadamente 6 metros. Há um belo exemplar desta espécie no Sítio Roberto Burle Marx, em Barra de Guaratiba, bem desenvolvido. As imagens de nosso post são de uma árvore na rua Prof. Álvaro Rodrigues, em Botafogo, ainda em crescimento. Sua época de floração é indicada para os meses de inverno, mas, no final da primavera, quando foram feitas as fotos, ela ainda se apresentava bem florida.  Filipinas, tema cidade.
frequentemente utilizadas em paisagismo como a l




quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Pitangueiras no Parque

Estamos de volta ao nosso blog, depois de um período de férias, e escolhemos uma árvore muito especial e – deliciosa! – para o nosso retorno. É a bela e saborosa – graças a seu fruto – pitangueira! A árvore é de pequeno porte, com galhos e troncos finos e estrutura bastante ramificada. Suas flores são brancas e delicadas, pouco chamativas, mas as pitangas, além do sabor, têm uma aparência muito interessante, com seus pequenos gomos e sua cor, que vai de tons de magenta a vermelho intenso, com a qual se apresentam quando estão mais maduras.
 
 

A pitangueira é uma espécie brasileira, nativa de restinga, ecossistema de áreas próximas ao litoral. Em locais como Paraty e Angra dos Reis, com suas inúmeras ilhas, é possível encontrar grandes extensões cobertas por florestas de pitangueiras, oferecendo um oásis aos seus visitantes, com agradável sombra e festa para os sentidos: é maravilhoso passar pela praia, em direção ao interior da ilha, sentindo a textura das frutas, e, quando bem vermelhinhas, poder experimentar seu sabor particular.

 
As fotos são de um conjunto no Parque do Flamengo, trazendo a discussão sobre o emprego de árvores frutíferas em projetos de arborização urbana pública, defendido por muitos e contestado por alguns. O exemplo mostra o quanto interessante pode ser esta utilização, desde que observadas as condições que são definidas para o projeto, e  o quanto pode ser enriquecedor para a paisagem, dando aos usuários do parque também uma possibilidade de deleite gustativo, explorando a diversidade das propriedades vegetais.

Entretanto, no Parque do Flamengo, é raro encontrarmos pitangueiras carregadas de frutos maduros, retirados em grandes quantidades por poucos usuários, muitas vezes antes de estarem maduros, desvirtuando as intenções do paisagista autor do projeto, Roberto Burle Marx, de explorar de forma lúdica a degustação das frutíferas ao longo do parque - o que é uma pena!