Participação na pesquisa

Convidamos a todos os interessados sobre o tema a participarem no blog enviando comentários sobre suas observações diárias ou eventuais, suas experiências com as árvores da cidade, deixando seu depoimento sobre preferências de espécies, fatos e momentos da vida ligados a esses elementos urbanos.

terça-feira, 20 de maio de 2014

Figueiras monumentais

Um destaque na paisagem urbana são as árvores monumentais, muitas vezes centenárias, que impactam a cidade com suas formas exuberantes, troncos robustos e galhos penetrantes. O Rio de Janeiro possui muitas árvores com estas características. Elas devem ser “descobertas” e valorizadas, para que sejam preservadas. São árvores que merecem cuidados especiais, pelo acúmulo de tempo que sua grande estrutura denuncia. São testemunhas da paisagem e suas transformações, fazem parte da história da cidade.

  
Várias espécies de figueiras são árvores de grande porte, que quase sempre, quando mais antigas, tornam-se monumentais. O destaque de nosso post é uma Ficus religiosa, situada na rua Corcovado, no Jardim Botânico. Ela compõe um espaço peculiar e convidativo sob sua copa, um verdadeiro convite para desfrutá-la. É quase impossível apreciá-la sem imaginar como deveria ser o espaço a sua volta há décadas atrás... E você, já reparou em alguma árvore monumental na nossa cidade? Escreva para a gente, quem sabe ela não vira um post aqui no nosso blog?

Nenhum comentário:

Postar um comentário