Participação na pesquisa

Convidamos a todos os interessados sobre o tema a participarem no blog enviando comentários sobre suas observações diárias ou eventuais, suas experiências com as árvores da cidade, deixando seu depoimento sobre preferências de espécies, fatos e momentos da vida ligados a esses elementos urbanos.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Ipês em flor


As árvores repletas de buquês arroxeados já começaram a encantar a paisagem da cidade do Rio de Janeiro. São os ipês, que colorem a cidade com suas intensas florações invernais. São diversas espécies, em sua maioria, nativas, apreciadas pela população pela beleza dos exemplares, que perdem suas folhas na época da floração, intensificando, assim, a cor de suas copas.
Uma dessas espécies, a Tabebuia heptaphylla (alterada por recente revisão botânica para Handroanthus heptaphyllus), conhecida vulgarmente como ipê-roxo, é uma das mais belas árvores da flora brasileira, muito popular pela sua exuberante floração púrpura entre os meses de julho e setembro. Essa espécie apresenta 15 a 25 metros de altura, tronco roliço e casca acinzentada, e é a primeira a florescer, como outras espécies de ipês-roxo, sendo recomendada para a arborização de ruas, parques e praças. Sua madeira pesada e duríssima, com alta resistência é muito valorizada na construção civil.
No Rio de Janeiro, podemos encontrar ipês de diversas espécies no Parque do Flamengo, onde Roberto Burle Marx buscou, ao lado de espécies exóticas, valorizar diversos exemplares de árvores brasileiras, nesse que é um de seus mais notáveis projetos.
As fotos são de um belo exemplar de ipê-roxo, ainda jovem, que floresceu no início do mês de julho, localizado na Rua Voluntários da Pátria, bairro de Botafogo.
A Revista Veja Rio de 21 de julho de 2010, também falou sobre os Ipês-roxos e explicou o porque da floração ocorrer mais cedo este ano, para conferir a matéria clique aqui.


O Bom Dia São Paulo exibiu uma matéria dia 09/07/2010, sobre os ipês-roxos. A matéria está disponível no site do Bom Dia São Paulo na Globo.com. Para ver clique aqui.

Agora, fica nossa ansiedade pela floração dos ipês-amarelos, a partir dos meses de agosto e setembro.